Viva Santo André

sábado, 23 de novembro de 2024

Educação de Santo André debate práticas em iniciativa sobre aulas de reforço

Visando estimular, reconhecer e valorizar os trabalhos exitosos que contribuíram com a recuperação das aprendizagens dos alunos na rede municipal, a Secretaria de Educação, por meio da Gerência dos Cesas (Centros Educacionais Santo André), organizou nesta sexta-feira (11) o “I Colóquio de Práticas Exitosas do Programa Toda Criança tem Direito de Aprender”.

O evento, realizado no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, reuniu equipes gestoras que compõem as Emeiefs, Creches, Emeis, Centros Públicos, Cesas, além de equipamentos como a Sabina Escola Parque do Conhecimento, Emea (Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará) e Nanasa (Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André).

“Este evento mostrou a importância do trabalho realizado com a integralidade entre os diversos saberes. Valeu para destacar como as diversas linguagens podem contribuir no desenvolvimento integral dos nossos alunos, em especial na alfabetização deles. A apresentação das práticas exitosas e de grande sucesso realizada nos 12 Cesas da cidade marcou nosso evento por parte dos nossos profissionais”, destacou o gerente dos Cesas, Marcio Fernando Ribeiro, ao elogiar as atividades circenses, apresentações de violino e violoncelo, além de uma vivência de jogos cooperativos realizadas durante o encontro.

Programa Toda Criança tem Direito de Aprender
A iniciativa, idealizada pela secretária da Educação do município, professora Cleide Bauab Eid Bochixio, nasceu da necessidade de diminuir os impactos causados pela pandemia, no que diz respeito à aquisição do sistema de escrita alfabética, assim como no desenvolvimento pleno dos alunos e alunas da rede municipal de Santo André em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural.

O trabalho realizado engloba macrocampos como manifestações artísticas, rítmicas e culturais; práticas pré-desportivas, artes marciais e lutas; cidadania, cultura de paz e cooperação.

O programa acontece nos Centros Educacionais de Santo André, que são espaços plurais constituídos por Emeief, creche, Centro Comunitário, Biblioteca, além de piscina em algumas unidades.

São territórios especialmente pensados para o público da rede de Educação, com vocações distintas, porém preparados para o desenvolvimento de atividades educacionais, de formação artística, esportiva, pedagógica, cultural e de lazer durante a semana e também aos finais de semana.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Se você quer conferir outros conteúdos como este aproveite e acesse a home de nosso site.