Viva Santo André

sábado, 23 de novembro de 2024

Santo André entrega próteses dentárias para mais de 2 mil pacientes

Mais de 2 mil munícipes andreenses tiveram suas vidas transformadas nos últimos meses ao receber próteses dentárias. Os procedimentos, que devolveram a autoestima aos pacientes, foram realizados em forças-tarefas nas duas unidades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da cidade, no Centro e em Santa Teresinha, e contemplou munícipes que aguardavam na fila. Outras mil pessoas já estão realizando as consultas para a colocação das próteses.   

“A gente não se conformava com essa fila para receber a prótese dentária, que tira a dignidade da pessoa e a qualidade de vida. Conseguimos zerar a fila e hoje o atendimento é no padrão Qualisaúde. Não dá para acreditar como antes de 2017 ninguém pensava nisso. Quando iniciamos a gestão resolvemos vários problemas crônicos e esse era prioridade. Ficamos felizes em ver quanto o poder público pode transformar a vida das pessoas, esse é o nosso maior combustível”, destaca o prefeito Paulo Serra.  

O fim da fila da prótese aconteceu um ano depois da inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas que fica na Rua Brás Cubas, 176, na região central, e que permitiu a ampliação de 40% nos atendimentos. A alta foi impulsionada pela qualificação da estrutura do local, que conta com 622 metros quadrados de área, divididos em dois andares e com oito consultórios totalmente informatizados e equipados com cadeiras de dentistas novas. No total, são 23 profissionais que trabalham no equipamento. 

Além do CEO Centro, Santo André conta também com o CEO Santa Teresinha, localizado na Alameda Vieira de Carvalho, 170. A unidade conta com 18 profissionais entre cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal e está equipado com sete consultórios, sala de expurgo e esterilização, espaço para reuniões, sala administrativa, banheiros com acessibilidade, almoxarifado, arquivo, vestiários (feminino e masculino), copa e cozinha para uso dos funcionários.

“Equalizar a fila da prótese dentária sempre foi prioridade da gestão e nossa equipe trabalhou de forma incansável para que isso se tornasse realidade. Já devolvemos o sorriso para mais de 2 mil andreenses e temos pelo menos mais mil já realizando os procedimentos para receber suas próteses. Isso mostra que, por mais difícil que seja o desafio, sempre existe uma solução. Esse era um problema que se arrastava há muitos anos e que conseguimos solucionar”, afirma o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Uma das pacientes que recebeu a prótese dentária é Zélia Maria dos Santos, 77 anos, que tinha câncer de palato e realizou cirurgia para a retirada do tumor com a equipe de cabeça e pescoço do CHMSA (Centro Hospitalar Municipal de Santo André). Após a remoção, a paciente passou a ter comunicação buco-sinusal inviabilizando a ingestão inclusive de líquidos, recebendo alimentos por sonda nasogástrica. 

O procedimento no CEO colocou uma prótese que fechou essa comunicação, possibilitando que a sonda fosse removida e a paciente voltasse a se alimentar normalmente. “Fui muito bem atendida por toda a equipe de dentistas do CEO e estou muito feliz por poder voltar a me alimentar sem restrições”, comenta.

 O caminho para o munícipe conseguir a prótese dentária começa pela unidade básica de saúde. Após avaliação do dentista da Atenção Primária, os pacientes com os casos mais graves são encaminhados para os CEOs onde realizam todos os procedimentos até receberem as próteses, tudo gratuitamente. É importante ressaltar que os CEOs não são porta aberta, ou seja, só atendem mediante encaminhamento da unidade básica de saúde.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.